Devido a restrições de viagens, fechamentos de escritórios e pedidos de estadia em casa, muitos provedores de serviços de TI têm o desafio de entregar da maneira usual. Para organizações com desafios de obtenção de recursos devido ao COVID-19, o crowdsourcing pode ser aproveitado para ajudar a acessar habilidades e manter a entrega de serviços flexível.
Visão geral
Principais conclusões
- Enfrentando a situação atual e potencialmente cada vez mais desafiadora, muitos provedores de serviços precisarão empregar medidas que podem ser ampliadas para continuar entregando valor aos clientes.
- Comunidades de crowdsourcing já estão configuradas para entrega remota com acesso a mais de 1 milhão de recursos para casos de uso selecionados.
Recomendações
Os provedores de tecnologia e serviços (TSPs) responsáveis pelo teste de aplicativos devem:
- Eduque os clientes sobre o valor que o crowdsourcing pode representar, concentrando-se na disponibilidade de diversos talentos e na economia.
- Aumente os serviços de teste com opções de crowdsourcing fazendo parceria com empresas especializadas que são capazes de integrar resultados e administrar recursos com habilidades críticas.
- Invista e aplique o modelo de crowdsourcing em áreas onde já foi utilizado com sucesso, como idealizar, projetar, construir, testar, automatizar ou simplesmente encontrar talentos.
Premissa de planejamento estratégico
Em 2023, pelo menos 30% dos serviços de aplicativos serão fornecidos por uma plataforma de trabalho online ou por desenvolvedores e testadores coletivos , o que representa menos de 5% hoje .
Análise
O COVID-19 impactou a capacidade de alguns provedores de serviços de atender com eficácia às necessidades de seus clientes em tempo hábil. A situação exige distanciamento social e está forçando os prestadores a fechar escritórios, suspender viagens e adotar medidas para fornecer aos funcionários que trabalham em casa. Isso afeta os provedores em todos os países e regiões do mundo, mas tem um forte impacto na Índia, já que uma grande parte dos recursos de entrega de serviços operam de lá, atendendo clientes em todo o mundo. Os fornecedores com entrega substancial na Índia tiveram que responder rapidamente para mobilizar seus funcionários para trabalhar em casa .
Os desafios que os prestadores de serviços têm de superar para que os trabalhadores domésticos se adaptem prontamente a este ambiente de mercado atual incluem:
- Fornecimento de laptops
- Adicionando um número suficiente de licenças
- Garantir que os níveis de segurança sejam mantidos
- Contar com uma infraestrutura de rede que não está preparada para este nível de usuários remotos
- Lidar com as dificuldades culturais e pessoais (como pais trabalhando em casa com os filhos e sem espaço de escritório em casa) de uma grande parte da força de trabalho que deverá se adaptar ao trabalho em casa
Naturalmente, isso se soma à possibilidade de um grande número de funcionários adoecer com o vírus corona e ficar impossibilitados de trabalhar.
Enfrentando a situação desafiadora atual e potencialmente crescente, os provedores de serviços precisarão introduzir medidas que possam ser ampliadas para continuar entregando valor aos clientes. Os provedores de serviços precisam implementar processos que irão modelar os clientes e refletir a capacidade e garantias de fornecer serviços de aplicativos – com foco no produto ou na plataforma – por meio de equipes de trabalho em casa dispersas.
Internamente, os provedores de serviços podem integrar crowdsourcing para garantir recursos, divisões de trabalho, integração de tecnologia, processos e formas de trabalho, considerações culturais e conformidade regulamentar de equipes dispersas. Além disso, do ponto de vista dos clientes, o crowdsourcing de alguns aspectos do trabalho pode ser uma forma de reduzir custos em momentos em que precisam economizar dinheiro. Com isso, os provedores de serviço podem aproveitar as vantagens do mercado em rápido crescimento de gigworkers, disponíveis em diferentes formatos, como mercado de talentos, plataformas e modelos de crowdsourcing .
Criar parcerias eficazes leva tempo, portanto, preparar e planejar com antecedência é uma boa ideia caso a crise se agrave ou se prolongue. Crowdsourcing também é uma boa maneira de aproveitar recursos especializados sem contratar e incorrer no custo de consultores especializados altamente pagos em um ambiente de negócios desafiador.
Crowdsourcing não é um fenômeno novo; tem crescido de forma constante e teve mais aceitação nos últimos anos, embora a partir de uma base pequena. Para colocar o uso em perspectiva, o Gartner estima que o tamanho do mercado de serviços de crowdtesting seja de cerca de 1% a 2% do mercado total de serviços de teste de aplicativos.
Onde os provedores de serviços tradicionais estão trabalhando duro para organizar a entrega remota, as comunidades de crowdsourcing já estão configuradas para isso e operando em seu ambiente natural.
O modelo de multidão não pode substituir toda a prestação de serviços, mas já foi aplicado com sucesso em várias áreas, desde a concepção, projeto, construção, teste, automatização ou simplesmente localização de talentos. Embora a plataforma de crowdsourcing seja configurada para trabalho disperso, ela assume propriedade limitada na coordenação de entrega dispersa contínua. A capacidade de fornecer capacidade de colaboração para as equipes precisa ser verificada.
Crowdsourcing é uma oportunidade de acessar fontes de talentos
Hoje e no futuro próximo, os provedores de serviços tradicionais podem utilizar crowdsourcing para acessar talentos fora de sua organização que podem aliviar seus próprios desafios temporários de recursos e entrega. As comunidades de empresas de crowdsourcing estão localizadas globalmente, em todos os países, e já estão configuradas para trabalhar em casa, usando plataformas algorítmicas que combinam mão de obra qualificada com a demanda do cliente.
No ciclo de vida do aplicativo, o crowdsourcing pode ser usado para várias áreas, por exemplo, na criação de estratégias de teste e casos de teste, desenvolvimento de código, análise de dados e geração de algoritmos (consulte “ Investir em recursos de Crowdtesting para melhorar a flexibilidade e velocidade de entrega” ) . Essas soluções ajudam a reduzir os custos operacionais e de pessoal porque abordam as tarefas e a equipe conforme necessário e o pessoal pode começar a trabalhar rapidamente. Este método de entrega também requer menos integração, provisionamento limitado e nenhum salário contínuo; não incorre em custos indiretos (como espaço de escritório); e os clientes pagam apenas pelos resultados que correspondem aos seus critérios e objetivos de avaliação declarados.
Quando os serviços passam para entrega remota, como resultado do COVID-19 , os clientes se preocupam com a eficácia e capacidade contínuas dos recursos que normalmente não funcionam em casa. No entanto, como as comunidades crowdsourced já têm a vantagem padrão de trabalhar de qualquer lugar e já estão acostumadas a isso, os mesmos problemas potenciais com mudança de cultura, queda nos níveis de produtividade e relaxamento no nível de serviço não se aplicam .
Crowdsourcing oferece vários benefícios
A adoção do crowdsourcing tem, até o momento, sido impulsionada pelos benefícios que oferece, tais como:
- Acesso rápido a grandes comunidades de talentos
- Acesso a subconjuntos definidos de recursos – com base demográfica ou sociográfica
- Acesso a habilidades escassas e especializadas
- Custo-efetividade
- Pagamento com base no que você usa, conforme necessário
- Flexibilidade, velocidade e escalabilidade
Considere as limitações do modelo de crowdsourcing
Apesar dos benefícios, os clientes muitas vezes hesitam em usar o modelo de crowdsourcing, considerando as barreiras à adoção. Nem todas as empresas de crowdsourcing possuem recursos de desenvolvimento maduros o suficiente para oferecer suporte a uma grande base de clientes. Além disso, embora a comunidade de recursos possa ser grande, apenas alguns têm experiência suficiente para ser um recurso sério em uma equipe de cliente dispersa, e a experiência adequada é necessária em uma organização do cliente para quebrar a demanda e integrar as entregas.
Algumas limitações incluem:
- Pode ser difícil lidar com a governança e o gerenciamento da multidão.
- A integração de resultados de crowdtesting em vários concursos e atribuições, e com outros aplicativos ou ambientes, pode ser um desafio.
- Em comparação com as ofertas de teste tradicionais, há menos automação, falta de conjuntos de ferramentas comuns e falta de reutilização.
- A potencial falta de continuidade dos recursos trabalhando em projetos é um risco.
- A proteção da segurança de ativos e propriedade intelectual (PI) pode levantar preocupações.
No entanto, os eventos recentes significam que os clientes estão cada vez mais procurando alternativas que possam ajudá-los a continuar seu trabalho sem muitas interrupções. Os benefícios potenciais da mão de obra qualificada disponível em curto prazo para uma variedade de trabalhos de serviços de TI estão começando a superar alguns dos riscos percebidos de segurança e complexidade.
Recomendações para provedores de serviços tradicionais sobre como incluir crowdsourcing na entrega:
- Amplie ou inicie a inclusão de crowdsourcing em suas ofertas por meio de recursos internos, parceria com empresas especializadas em crowdsourcing ou até mesmo adquirindo uma empresa de plataforma de crowdsourcing (consulte “ Selecione o modelo certo para planejar com sucesso sua estratégia de serviço de crowdsourcing ” ).
- Alcance proativamente os clientes existentes, aconselhando-os sobre as opções disponíveis usando a multidão, detalhando quais áreas podem usar o crowdsourcing e como isso afetará a entrega.
- Avalie a utilização de serviços de especialistas em crowdsourcing para multidões internas ou comunidades privadas, o que inclui o uso de suas plataformas desenvolvidas para conectar recursos em projetos usando recursos escolhidos pelo cliente ou recursos de provedor de serviços em multidões privadas.
- Ao usar multidões internas, considere compensar os funcionários por trabalharem em compromissos, semelhante a uma multidão externa. Isso aumentará a participação e o interesse.
- Criar mitigação planos para os clientes para evitar potencial de qualidade, segurança e IP problemas . O método de crowdsourcing pode expor os ativos e IP dos clientes; processos devem estar no local para vet acesso a qualquer ativo que potencialmente detém diferenciação competitiva IP. Além disso, certifique-se de que apenas membros da comunidade suficientemente avaliados tenham acesso ao código subjacente ou a sistemas integrados ou dependentes.
Recomendações para provedores de crowdsourcing puro:
- Os clientes estão enfrentando dificuldades em todos os setores, portanto, esteja preparado para ser tolerante ao lidar com clientes e seus pedidos a você.
- Aumente os POCs gratuitos para mostrar o valor do cliente em usar o serviço em um momento em que muitos clientes estão lutando para seguir em frente. Esteja pronto para aconselhar os clientes, onde crowdsourcing serão de valor e onde ele vai não para orientá-los para os melhores casos de uso.
- Amplie os serviços gerenciados com gerentes de projeto alocados para atender à demanda de clientes potencialmente novos que podem não ter a capacidade interna para controlar adequadamente o crowdsourcing.
- Desenvolva parcerias com provedores de serviços tradicionais para integrar sua capacidade de alcançar clientes com o método de utilização da multidão.
- P rovide garantias sobre os níveis de serviço e oferecer flexibilidades, como no pagamento, uma vez que estes são tempos difíceis e tais gestos será rapidamente recompensado.
Provedores Pure-Play representativos que oferecem crowdsourcing
Os provedores de crowdsourcingPure-play oferecem atualmente seus serviços em várias áreas. Algumas das categorias mais proeminentes de fornecedores estão descritas na Tabela 1. Esta seção tem o objetivo de fornecer mais compreensão do mercado e de suas ofertas, não implicando em uma lista exaustiva. Os provedores de serviços listados são exemplos conhecidos de provedores que oferecem desenvolvimento, design, teste, segurança e crowdsourcing humano-in-the-loop (consulte a Nota 1).
Fonte: Apple